Ler História 52 / Maio de 2007


Dossier: Descrever a cidade

Frédéric Vidal
Ruas e sítios na Lisboa oitocentista. Usos e classificações em quatro roteiros da cidade

Tiago Baptista
Cinemas de estreia e cinemas de bairro em Lisboa (1924-1932)

Graça Índias Cordeiro
As guerrilhas miguelistas do Algarve no contexto da guerra civil de 1832-34

João Pedro Silva Nunes
Os dormitórios de Lisboa: discursos técnicos e imagens na imprensa (1959-1974)

Estudos

Maria Carlos Radich
Uma vaca urbana e cosmopolita

José D’Assunção Barros
Cinema e história – as funções do Cinema como agente, fonte e representação da História

Daniel Melo
«Beiras e Pátria»: o regionalismo beirão e as suas relações com o Estado e a sociedade civil no século XX

Espelho de Clio

Homenagem a A. H. de Oliveira Marques
Organizado por Benedicta Duque Vieira Depoimentos de José Mattoso, António Reis, Bernardo Vasconcelos e Sousa e Benedicta Duque Vieira

Documentos em Estudos

Pedro Urbano
Dotar, partilhar e legar: o património da Casa Palmela

Críticas e Debates

Carlos Maurício
Discriminação na União Europeia: mundos separados, desígnios comuns

Resumos

Ler História 52 / Maio de 2007

Frédéric Vidal
Ruas e sítios na Lisboa oitocentista. Usos e classificações em quatro roteiros da cidade

Neste artigo analisa-se a composição e a organização dos primeiros roteiros das ruas de Lisboa elaborados no início do século XIX. Estes roteiros contribuem para a unificação do espaço urbano que se transforma em objecto de conhecimento autónomo. É a imagem da cidade como rede de ruas que a pouco e pouco se impõe. Este processo responde a uma necessidade de instrumentalização do espaço urbano, permitindo a emergência de novas práticas e hábitos, em primeiro lugar para facilitar a circulação na cidade. Mas estes roteiros testemunham também a diversidade dos modos de apreensão do espaço urbano. A cidade descreve-se sempre no plural.

voltar

Tiago Baptista
Cinemas de estreia e cinemas de bairro em Lisboa (1924-1932)

A multiplicação de cinemas de bairro em Lisboa gerou novas práticas de recepção e contribuiu para a progressiva massificação do espectáculo cinematográfico, entre o final dos anos 20 e início dos anos 30. Este processo foi percepcionado como uma ameaça à primazia espacial e social dos cinemas de estreia no centro da cidade, razão pela qual encontramos na imprensa especializada de então várias descrições depreciativas dos cinemas de bairro. Sempre de um ponto de vista comparativo com os cinemas de estreia e aproximando-se frequentemente do subgénero jornalístico das reportagens ao bas-fonds lisboeta, estas descrições construíram a imagem popular, indisciplinada e retrógrada dos espectadores dos cinemas mais afastados do eixo Baixa-Chiado, que nesse processo reforçou o seu estatuto como centro cultural, comercial e de entretenimento da cidade.

voltar

Graça Índias Cordeiro
Entre a rua e a paisagem. Reflexões em torno da urbanidade de Lisboa

Inspirando-se numa pequena obra que descreve a cidade de Lisboa nos anos 30 do século XX – Lisboa. Da sua vida e da sua beleza, de José Sousa Gomes (1937) – este artigo explora o modo como a urbanidade desta cidade se constrói, também discursivamente. Numa breve análise deste texto, são identificados alguns elementos estruturadores da descrição em causa, o modo como se articulam entre si e as diferentes escalas do olhar accionadas. Paisagem, rua, pitoresco, urbano, continuidade e mudança são apenas alguns dos temas em foco que ajudam à inteligibilidade desta cidade.

voltar

João Pedro Silva Nunes
Os dormitórios de Lisboa: discursos técnicos e imagens na Imprensa (1959-1974)

A década de 60 constituiu um período de forte urbanização de Lisboa e dos seus concelhos limítrofes. As zonas de transição entre a frente urbana consolidada, os campos e os antigos núcleos suburbanos foram rápida e intensamente ocupadas por edificado residencial e por populações que quotidianamente se deslocavam a Lisboa para trabalhar, estudar e recrear-se. Neste artigo apreendem-se e interpretam-se duas gamas de descrições dos territórios tidos como dormitórios de Lisboa num arco temporal preciso. A primeira, originária da esfera do Ministério das Obras Públicas, integra o trabalho preparatório à elaboração de um instrumento de planeamento regional – o Plano Director da Região de Lisboa. A segunda é constituída por imagens produzidas e difundidas na imprensa da época. Tais descrições oferecem elementos qualitativos das mudanças sociais e territoriais que a passagem da cidade industrial à metrópole engendra.

voltar

Maria Carlos Radich
Uma vaca urbana e cosmopolita

Este artigo procura acompanhar o percurso da vaca holandesa no Continente português, e identificar as fases que atravessou, desde o século XVIII, quando foi aqui introduzida, até perto dos nossos dias. Um longo período inicial, sobre o qual pouco se apurou, permitiu que, por meados do século XIX, a vaca holandesa se instalasse em Lisboa e arredores, para abastecer o mercado da cidade. A esta primeira fase segue-se a difusão pelo território rural, sem que o mercado de leite se alargasse de forma a evitar que a vaca fosse desviada da sua função leiteira. Nestas condições, foi forçada a trabalhar e a competir, numa mistura de funções, com as raças autóctones. As condições de vida e de alimentação que então conheceu diminuíram-na, até ao ponto de se duvidar da sua sobrevivência entre nós. Só na segunda metade do século XX – e é a terceira fase – o alargamento do mercado de leite, amparado por outras condições favoráveis aos produtores, permitiu finalmente que a vaca encontrasse condições adequadas à sua genuína vocação.

voltar

José D’Assunção Barros
Cinema e História – as funções do cinema como agente, fonte e representação da história

No âmbito de uma convergência entre História Cultural e História Política, este artigo procura esclarecer e discutir as várias possibilidades de interação e as relações possíveis entre História e Cinema, em particular examinando o Cinema como fonte histórica, como meio para a representação historiográfica, como tecnologia de apoio para o trabalho historiográfico e como agente que interfere no processo histórico. Na última parte do artigo, são apresentadas as modalidades fílmicas que conservam algum tipo de relação com a representação historiográfica.

voltar